quinta-feira, 30 de junho de 2011

Rodrigo Grota, jovem cineasta mariliense confirma presença na I Mostra Universitária de Cinema da UNESP-FFC

O jornalista de 29 anos, Rodrigo Grota, tomou gosto pelo cinema em 95, época em que morava na pequena cidade do velho oeste paulista, Marilia. Segundo ele, lá havia um clube de cinema de primeira, repleto de livros e clássicos. Um convite a esse mundo sem limites. “Não saberia explicar como passei a gostar de cinema, foi algo que aconteceu”, afirma o diretor.


Kinoarte Em 2003, residindo em Londrina, Rodrigo, acompanhado de um grupo de amigos, fundou a Kinoarte. Responsável pelo nome – uma derivação dos experimentos do cineasta russo Dziga Vertov nos anos 20, cuja tradução seria “arte em movimento” – o primeiro (e atual) presidente da instituição coordena todos os projetos, que inclui os filmes, as mostras, a revista e as oficinas. Sua intenção é oferecer a população londrinense novas possibilidades de se relacionar com o mundo, por meio de uma linguagem rica como a do cinema. “Uma linguagem composta por imagens, sons, silêncios, que não traz mensagens claras, nem apresenta uma visão fechada do mundo”, completa o jornalista. Era esse cinema que lhe interessava e é esse cinema que a Kinoarte tenta difundir, produzir e exibir.


Mostra Londrina de Cinema

Criada em 1999, por Caio Julio Cesaro, Guilherme Peraro e Fernando Henares, a Mostra Londrina de Cinema vem sendo coordenada por Grota desde 2003, sendo a possibilidade mais concreta que os londrinenses têm de assistir a filmes que não entrariam no circuito comercial. Filmes que, na imensa maioria, nem chegariam ao Brasil em DVD ou ainda em cópias legendadas na internet. A Mostra, além de contribuir para uma melhor formação cultural do londrinense, também instiga a produção local. Em 2007 o evento chegou ao seu ápice. Foram realizadas sessões de curtas brasileiros em canteiros de obras, em escolas públicas, em pontos de muita movimentação como o Aeroporto e a Rodoviária, além das universidades. Foram exibidos mais de 70 filmes em 20 pontos da cidade, ao longo de nove dias, sempre com entrada franca. A partir de então, a cidade passou a respirar cinema.
De acordo com Grota, “o papel da mostra é tentar difundir o cinema com o qual temos certa afinidade. O cinema que se interessa em investigar, em trazer perguntas e apresentar problemas. Dessa forma, nosso foco central é na produção e exibição de curtas, de longe a produção mais interessante atualmente em nosso país”.



Prêmios

Influenciado por referências como Tarkovski, Kubrick, Godard, Fellini, Cassavetes, Glauber, Saganzerla e Tonacci, Rodrigo Grota é atualmente responsável por viabilizar a premiação de um filme por ano em 35mm, ampliar a Mostra Londrina de Cinema e criar uma série de oficinas que contribuem para a formação estética dos realizadores. Além disso, Grota, e por consequência a Kinoarte, também se preocupou em investir na formação de público, criando a Kinoarte Mostra Curtas em 2004. Atualmente são 2 sessões por mês no Valentino (tradicional bar da cidade), e outras 4 sessões espalhadas nos quatro cantos da cidade. Dessa forma, a instituição traz aos londrinenses uma síntese da atual produção de curtas nacionais e estrangeiros.“No nosso caso, produzir é também um ato de resistência cultural. Sem querer ser político, mas usando um termo desse universo, somos como uma espécie de“guerrilheiros” tentando manter algo vivo no deserto que é a produção paranaense”, completa o cineasta.
 
 
 
 
Rodrigo Grota também é o responsável pela criação da Mostra Marília de Cinema que teve sua primeira edição no ano de 2008 e já conta com a quarta edição.
Em sua programação a Mostra Marília de Cinema destaca a produção brasileira contemporânea e independente, privilegiando filmes ainda inéditos no circuito comercial. Há também espaço para filmes raros e clássicos não disponíveis no mercado de home vídeo. Todas as sessões sempre têm entrada franca.
Na Competitiva Nacional de Curtas, os filmes concorrem ao Troféu Seu Dito, uma homenagem ao cineclubista Benedito André, figura especial que por muitos anos manteve o Clube de Cinema de Marília.

Para saber mais sobre a Mostra Marília de Cinema acesse: http://mostramarilia.com/about/

Foto de Rodrigo Grota por Luciana Crepaldi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário